A ideia do Encostas de Sonim foi impulsionado pelo Sr. Fernando Pessoa que desde há muitos anos se dedicava à cultura da vinha, tal como aprendeu com o seu Pai e Avô, digamos que já era uma
tradição de Família. No entanto, foram apreciadores, enólogos e visitantes que incentivaram
a criação de uma marca própria. Visto que o vinho da Família Pessoa já era conhecido e reconhecido pela sua qualidade em toda a região. Foi então, que desta forma se consolidou a ideia e com toda a dedicação nasceu o vinho Encostas de Sonim .
O nome do vinho é o resultado da homenagem à sua terra natal Sonim, nome original e algo estranho, oriundo Germânico (força organizadora que iniciava os tentames do cristianismo desenvolvidos
na época dos Suevos e Visigodos), denominação em honra ao possuidor desta villa na antiguidade, de seu nome Sonnini.
A elaboração dos nossos vinhos é da responsabilidade do enólogo Francisco Montenegro, profissional com um curriculum vasto, de provas dadas no mercado , que nos garante um potencial máximo de qualidade.
Sendo o objectivo traçado pela administração, a qualidade, tem-se, nos últimos anos, efectuado um grande investimentos, não só na plantação e replantação de vinha, como também, na criação de infraestruturas físicas que permitam a elaboração dos melhores vinhos com as melhores condições, pelo que, fazem parte destas instalações um novo armazém/adega e a antiga adega tradicional/rústica, toda ela constituída com materiais típicos da região de Trás-os-Montes, onde a madeira e a pedra de granito são materiais predominantes.
O aumento da área de vinha tem sido outra aposta da administração, composta por uma escolha seleccionada das melhores castas. Das quais se destaca a Touriga Nacional, a Touriga Francesa, Sousão, Tinto cão, Trincadeira e Bastardo, em uvas tintas. E o Viosinho, Côdega do Larinho, Verdelho e Arinto em uvas brancas.